Sobre

A AMASE protege os empresários do seguimento de varejo de alimento no geral, supermercadista, atacadistas, fornecedor e distribuidores do Amazonas contra todos os fatores que possam impedir ou dificultar o seu desenvolvimento e funcionamento.

Foi fundada em 10 de maio de 1989 por uma assembléia constituída por representantes dos principais supermercados do estado, unidos pela categoria, tendo nesta data o Sr. Ambrosio Cohen Assayag como fundador e presidente da mesma.

Em 1993 a AMASE realizou o 1° Expor Norte – Exposição com a presença de vários fornecedores e Superatacadistas da Região Norte e Nordeste do Brasil e toda a comitiva de representantes da ABRAS. Desde então, marcou presença em vários encontros realizados de Norte a Sul do país, representando o Amazonas.    

A importância da Amase

Além de representar o seguimento politicamente, a AMASE promove ações de relacionamento com os associados a fim de cooperar, apoiar e promover serviços de informações e formações aos associados, orgãos públicos, Associação e principalmente ao consumidor final, dando a este a garantia de qualidade e atendimento em todo o seguimento.

A entidade também capacita e desenvolve profissionais de varejo de alimentos, apoia programas sócio culturais, educacionais e esportivos e promove campanhas que visam contribuir com a melhoria das empresas no cumprimento das políticas dos orgãos do governo.

Por que se associar à Amase?

Associar-se à AMASE fortalece o setor, melhora as condições da Entidade e ainda gera muitas vantagens para sua empresa, como:

  • Interações nas negociações de acordo coletivos com Sindicatos;
  • Apoio em negociações com fornecedores e prestadores de serviços para formação de parcerias comercial e coletivas;
  • Manutenção de um relacionamento direto com órgãos reguladores: PROCON, Vigilância Sanitária, INMETRO-IPEM, Ministério Público, Poder Legislativo Municipal, Estadual e Federal;
  • Ações judiciais coletivas contra legislações e normativas que impactam no setor e no mercado;
  • Assembleias e encontros técnicos para debater os temas relevantes e atuais que norteiam o setor;
  • Representação física nas ações da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados junto ao Governo Federal, Ministérios e Autarquias;


  • Diretoria Atual