O movimento nessa época do ano aumenta tanto em cidades grandes, quanto em cidades menores. Nas capitais e cidades históricas têm-se os blocos, que levam milhares de foliões às ruas, aumentando a compra, principalmente, de bebidas.
Já nas cidades interioranas, opção para quem busca descanso, a procura aumenta tanto para bebidas quanto para produtos de churrasco, por exemplo.
Até mesmo empresários que não se beneficiam diretamente, podem encontrar maneiras de fazer o estoque girar sem que o negócio seja descaracterizado.
Antes de definir ações para aumentar as vendas no carnaval, você precisa pensar em algumas perguntas.
Quais itens mais foram vendidos nos últimos anos?
Quem é o seu cliente?
Quais produtos ele busca?
Depois de responder às questões você pode pensar e definir as melhores estratégias.
Como é um processo burocrático e a fiscalização é rigorosa, principalmente nas cidades com blocos, encontrar vendedores de comidas nas ruas não é uma tarefa fácil.
Por isso, foque na padaria do seu supermercado. Sanduíches pequenos, prontos para viagem, pizza brotinho e mini salgados são boas opções para você aumentar as vendas nesse setor.
Vale a pena lembra que a demanda de alguns itens terá aumento substancial, como é o caso das bebidas alcoólicas, seguido de comidas práticas – FVL (frutas, verduras ou legumes) e barrinhas de cereal – e água. É uma grande oportunidade de vender.
A estratégia de promoção deve ser considerada com seu contexto da sua loja. Analise o histórico de vendas do seu supermercado no carnaval do último ano e converse com seus fornecedores.
Por exemplo, se sua está afastada dos blocos, provavelmente suas vendas serão para pessoas que comprarão a bebida com antecedência, não para consumo imediato.
Assim, incentivá-las a levar mais faz mais sentido do que incentivar o consumo de unidades geladas, como seria o caso de uma loja próximo aos eventos. Tudo depende do seu contexto.
Com argumentos concretos, de que sua empresa tem um aumento considerável nas vendas de determinados produtos, você pode conseguir convencê-los que o desconto ou a distribuição de brindes pode alavancar, ainda mais, as vendas.
Com as promoções você reforça a imagem de “baixo preço” do seu supermercado. Nas bebidas alcoólicas dê descontos relacionados a quantidade – a partir de X unidades de cerveja o preço é Y; compre 6 e ganhe 1 fardo.
Outra estratégia é escolher uma marca de bebida alcoólica, no caso cerveja, que é o item mais consumido, e conseguir fazer uma promoção relevante para atrair clientes para sua loja. Esses clientes estão em busca de baixos preços para abastecer as dispensas para as festas.
Não deixe para avisar sobre as promoções na última hora. Planeje-se para conseguir vender não só no carnaval, mas também antes dele.
Não modere na decoração do seu supermercado. Enfeite com cores e brilhos para atrair os olhares curiosos dos clientes, que logo saberão que podem encontrar na sua loja o que precisam para o carnaval.
Acha que vale a pena vender algumas fantasias? Entenda o seu consumidor e veja se essa ação pode aumentar suas vendas.
Não precisa investir em fantasias muito específicas e trabalhadas, às vezes só alguns óculos, saias coloridas, serpentina, confetes, máscaras e copos coloridos são suficientes.
Não corra o risco de procurarem algo no seu supermercado e não acharem. Tenha sempre um bom estoque dos produtos mais vendidos, como cervejas, FVL e carnes para churrasco.
Não perca vendas por falta de estoque.
Como você aproveita esse recurso a seu favor?
Utilize as redes sociais a seu favor. Faça com que as campanhas para o carnaval cheguem até seus clientes.
Seus clientes precisam ter conhecimento das ações que você fará na data, mas não se esqueça de fazer isso de forma organizada e atrativa.
Afinal, você não quer que seu cliente canse da imagem da sua loja, não é mesmo?
Conheça o seu cliente e faça ações que o atenda. Mas não se esqueça do básico, o estoque, por exemplo, não adianta divulgar uma promoção no Instagram se a sua loja não tiver estoque.
O carnaval já está aí e a data proporciona que você aumente as vendas de diversas maneiras, basta não perder a oportunidade e fazer tudo de forma organizada.
Segmente campanhas e avise os clientes, por SMS ou e-mail sobre as promoções em bebidas ou nos produtos destinados ao público segmentado. Não se esqueça, também, dos cupons de desconto e descontos progressivos.
Assim, você consegue atrair mais cliente, não só para as vendas durante o carnaval, mas também para aqueles que pretendem viajar no período.
O fundamental é aproveitar o momento para faturar mais no seu supermercado. Por isso, busque entender o público que você vai atender e seu padrão de consumo.
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